sexta-feira, 24 de julho de 2009

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Atualmente a informática se tornou essencial para todos os ramos da humanidade, mas ainda assim não é dada a verdadeira importância que merece. Nesse post iremos falar um pouco sobre a relevância da manutenção preventiva em equipamento de informática.


A manutenção preventiva é fundamental para se solucionar problemas no inicio ou até mesmo evitar que eles aconteçam, essa manutenção deve ser executada tanto no software como no hardware, um exemplo interessante que podemos mostrar seria o da foto abaixo.



Na foto, podemos perceber o descaso total em relação ao equipamento, onde o mesmo se encontra completamente sujo com teias de aranhas e poeira. Essa situação é propicia a diversos tipos de danos. Como travamento de coolers, super aquecimento pelo excesso de poeira e teias, além do acumulo de umidade causado pela poeira. Com essas condições fica evidente que haverá a diminuição da vida útil do equipamento, como um todo ou por partes. Além dessa manutenção física e importante que se faça a manutenção preventiva dos softwares, como remoção de vírus, desfragmentar e usar scandisk, antes mesmo que o computador venha a travar ou mesmo queimar.


Segue algumas dicas que podem ajudar a melhorar seus equipamentos e aumentar a confiabilidade e vida útil dos mesmos.

Fazer manutenção preventiva a cada 6 meses de software e hardware.

Colocar o equipamento de informática em moveis específicos para isso, evitar ao Maximo que o equipamento fique em contato com o solo diretamente.

Manter os equipamentos em local limpo e de preferência refrigerado.

Jamais expor os equipamentos ao ambiente externo, principalmente umidade e sol.

Prover aterramento a tomada que o microcomputador vai estar ligado.

Ter sempre seus programas atualizados, mais especificamente o antivírus e sistema operacional.

Fica como dica, que os usuários façam uma planilha manutenção programada de seus equipamento ou agende com seus técnicos ou lojas de confiança para que os mesmos façam pelo menos a cada 6 meses. Com essas atitudes os problemas de hardware e software, podem vir a cair drasticamente ou mesmo nunca acontecer. Dessa forma podemos aumentar a vida útil dos equipamentos além de otimizar sua utilidade por muito tempo e conseqüentemente economizar dinheiro uma vez que retardara em muito a troca do equipamento por um novo.


Mais informações entrem em contato wittech@wittech.com.br ou www.wittech.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário